Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Apenas 2,4 mil dos 120 mil presos neste ano seguem na cadeia no Rio Grande do Sul

por Nayam Franco

O restante ganhou a liberdade e voltou para as ruas, segundo a Secretaria da Segurança Pública

No presídio de Soledade, há um total de 288 presos
Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal

Mais de 120 mil pessoas foram presas pela Brigada Militar e Polícia Civil neste ano no Rio Grande do Sul. O total de prisões ficou acima do registrado em 2015.

Entretanto, apenas 2,4 permaneceram nos presídios do estado, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O restante ganhou a liberdade e voltou para as ruas.

A situação preocupa moradores de Porto Alegre que, assustados com a violência, foram nesta segunda-feira (27) até o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul cobrar do governo medidas contra a criminalidade.

O titular da SSP, Wantuir Jacini, estava na reunião na Assembleia Legislativa e na saída falou sobre a contratação de novos policiais, uma das medidas que deve estar no pacote contra a violência que vai ser anunciado pelo governo.

 "Com certeza ações estão previstas. (...) O governador quer, o secretario quer e os dirigentes querem, todos nós queremos mais policiais. E vai ter, com certeza."

O último fim de semana foi violento na capital, especialmente na Zona Sul. Um jovem de 19 anos foi morto a tiros no bairro Vila Nova. No bairro Cavalhada, dois jovens entre 14 e 19 anos, foram assassinados.

Antes, outro rapaz, de 22 anos, foi executado no bairro Teresópolis. No bairro Restinga, mais um crime. Um jovem de 21 anos morreu após ser atingido por 15 tiros.

O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cleber Goulart, acredita que não haja uma "conexão aparente" entre os casos.

"Foram em bairros distintos, na raiz desse problema sempre está o tráfico de drogas verificamos ali que todos tinham antecedentes criminais muitos deles ligados e recrutados pelo tráfico de drogas", destacou.

*G1

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais