Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Bombeiros dão dicas de como evitar acidente com fogões a lenha e lareiras

por Marcus Vinicius Prates de Souza
Os cuidados no inverno devem ser redobrados
Foto: Marcos Vinícius/Rádio Cristal

Com a queda da temperatura, aumenta a vontade de ficar em casa e, com isso, é natural buscarmos uma maneira de nos aquecermos. Por isso, nesta época do ano aumenta o uso de aquecedores, fogões a lenha, lareiras, entre outros mecanismos usados para aquecer ambientes que acabam tornando-se parte de nosso dia-a-dia. Mas esses utensílios podem tornar-se perigosos e causar algumas situações de risco de incêndio e acidentes domésticos envolvendo material inflamável, o que deixa as queimaduras campeãs nas fatalidades.

Dessa maneira, precauções para não ficarmos expostos a uma situação de risco devem ser tomadas. Pensando nisso, nesta semana a equipe de jornalismo da Cristal buscou algumas orientações e dicas de prevenção com o Corpo de Bombeiros de Soledade.

Segundo o bombeiro militar Jakson Mello, no inverno, é comum o uso de fogões a lenha, lareiras e aquecedores elétricos por resistência. Mas existem certos cuidados básicos que devem ser levados em consideração. Manutenção e uso correto são fundamentais. 

Também é preciso deixar de lado alguns vícios. Como pendurar roupas em cima do fogão e deixar os aquecedores ligados por longos períodos. 

A primeira orientação é em caso de utilizar aquecedores portáteis, devendo mantê-los longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente. Não deixar que crianças se aproximem do aquecedor, pois o contato direto pode causar queimaduras. Desligue-o sempre, assim como qualquer outro equipamento elétrico, pelo interruptor do aparelho, e depois na tomada, jamais puxando pelo fio.

Cuidado ao acender lareiras. Não deixe tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois de o fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio. Nunca use a lareira sem tela de proteção. Dependendo do tipo de lenha, podem pular fagulhas a grandes distâncias. Já o fogão a lenha deve ser mantido a uma distância de aproximadamente três metros de cortinas, móveis, roupas, livros ou tapetes, especialmente se tiver crianças na residência.

Alguns cuidados são importantes:

  • Não permita que crianças acendam ou apaguem o fogo de lareira, ou liguem e desliguem aquecedores.
  • Não utilize fogareiros ou aquecedores artesanais ou enjambrados.
  • Não jogue fósforos acessos ou tocos de cigarro em capoeiras ou lixo, pois a geada “queima” e resseca a folhagem das plantas, facilitando a ignição e a propagação do fogo.
  • Ao sair de casa, tenha certeza que as chamas da lareira e/ou do fogão a lenha estejam extintas e se o aquecedor está desligado.

Quem tem crianças em casa deve ter os cuidados redobrados, pois boa parte dos acidentes envolve os menores, principalmente em casos de queimaduras. Líquidos quentes em garrafas térmicas, xícaras de chá, chocolate quente, cuias de chimarrão, entre outros, estão na lista dos principais vilões.

Ouça a entrevista com o Soldado Jakson Mello, na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais