Parar de fumar, superação, vontade ou determinação, o que é preciso?
Fumo e saúde não andam de mãos dadas, são opostos, tome uma atitude agora
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio
Este dia 31/05/2023 é marcado por dois eventos importantes, o Dia do Desafio e o Dia Mundial de Combate ao Fumo, duas propostas que levam a algumas perguntas como: o que é preciso para vencer? Determinação, vontade ou superação?
Para a professora aposentada Rosane Gradaschi, é necessária uma grande dose de cada um. "Primeiro precisamos ter vontade sobre o que pretendemos depois uma grande determinação que nos impulsionará para a superação, ou seja, vencer o vício em questão", enfatizou.
Rosane contou que para iniciar no vício foi muito fácil, no entanto, para deixar o mesmo exigiu muita força de vontade, “a abstinência nos leva a situações delicadas, muitas vezes de sofrimento, no entanto precisamos superar as adversidades”, destacou.
Porém o que levou de fato Rosane a deixar de fumar foi a consciência de que o vício estava tirando sua saúde e, por consequência, sua qualidade de vida. “Passei por um problema pulmonar muito sério, inclusive tendo que ser hospitalizada e passar por uma cirurgia, e para piorar, ficar ligada a um tubo de oxigênio para poder respirar”, relatou.
O dia em questão tem como objetivo maior, conscientizar a população mundial sobre os perigos do cigarro, ainda mais com a chegada dos cigarros eletrônicos que trazem muitos malefícios a saúde de quem faz uso do mesmo.
Por fim, Rosane deixou claro que hoje sua qualidade de vida, sem o cigarro, é infinitamente melhor, “tenho mais energia para realizar minhas tarefas diárias. Comprometa-se a parar de fumar hoje, aproveite para fazer neste Dia do Desafio”, provocou.
Comentários