Fevereiro laranja: mês de combate à leucemia
Baixar ÁudioA leucemia é uma doença maligna de origem desconhecida, que afeta as células do corpo
Com a finalidade de informar a população sobre algumas doenças não muito comentadas e, às vezes até desconhecidas, o Governo de Estado realiza, através das Secretarias da Saúde dos Municípios, campanhas onde as corem fazem referência às patologias. Em fevereiro, a cor que caracteriza as ações é a laranja, mês de combate à leucemia.
“A leucemia é uma doença maligna de origem desconhecida, que afeta as células do corpo. Ela atinge, principalmente, os glóbulos brancos e nesse processo, a formação de células saudáveis acaba sendo substituída pelas células cancerígenas”, explicou a enfermeira responsável pelo ESF São Bom Jesus/Santa Rita, Margarete Tonezzer.
O principal objetivo dessa campanha é alertar para a prevenção e, consequentemente, frisar sobre a importância da doação de medula óssea. “O tratamento vai depender muito de paciente para paciente e o prognóstico depende do estágio da doença, do tipo específico, além de outros fatores. Fundamentalmente, o tratamento da leucemia tem a quimioterapia como base e em alguns casos, após o controle da doença, é aconselhável o transplante de medula óssea”, destacou a profissional.
Para saber se a pessoa está com leucemia, basta prestar atenção em sintomas como sangramento nas gengivas e no nariz, inchaço no pescoço, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, febres acompanhadas de suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas rochas ou avermelhadas na pele, palpitações e sensações incômodas na região abdominal.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação
Comentários