Crianças de um até cinco anos devem fazer a vacina contra o sarampo
Regra não será aplicada a recém-nascidos
Foto: blogdoelvis.com.br
Em virtude da campanha nacional, crianças de um até cinco anos, terão que tomar uma dose extra da vacina conta o sarampo, no mês de agosto.
A idéia do Ministério da Saúde é fazer um bloqueio para evitar o avanço da doença, que já atinge seis Estados no país e com um risco iminente de chegar ao outros estados do Brasil se a vacinação não atingir 95% do público-alvo.
A campanha vai ser realizada de 6 a 31 de agosto, nas unidades básicas de saúde dos municípios brasileiros, com a aplicação da vacina tríplice viral que, além do sarampo, combate ainda a rubéola e caxumba. Nesta mesma ação, as crianças também serão imunizadas contra a poliomielite, mais conhecida com a paralisia infantil.
Enfermeira chefe do setor epidemiológico da secretária de saúde de Soledade, Marina Piovesan, destaca que a imunização é para crianças de um até cinco anos, independentemente do fato de estarem com o esquema vacinal em dia, ou seja, mesmo que já tenham sido vacinadas aos 12 meses e recebido doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.
Marina fez questão de frisar de que, embora os adultos até 49 anos também precisem se vacinar contra o sarampo, a campanha nacional que vai acontecer no mês de agosto será exclusiva para as crianças.
Ouça a entrevista com Marina Piovesan, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários