Secretaria de Saúde de Soledade constata baixa procura por vacinas
Baixar ÁudioProcura por algumas vacinas ficou abaixo dos cinquenta por cento (50%)
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal
Dados importantes, porém preocupantes, foram divulgados pela secretária municipal de saúde de Soledade, através do setor epidemiológico, em um comparativo de 2019 com 2020 em relação ao calendário de vacinações no município.
Enfermeira Marina Iaioni Piovesan, coordenadora do setor, destacou que os últimos números levantados em relação as imunizações trazem preocupações. "O que nos chama a atenção é de que todas as vacinas baixaram, e muito, o percentual de doses aplicadas, ou seja, as pessoas não estão vindo vacinar", lamentou.
Os números de imunizações apresentados no comparativo são os seguintes:
2019 2020
Febre Amarela 77% 42%
Meningocócica C 97% 45% Queda acima de 50%
Rotavírus 89% 48%
Pentavalente 73% 37% Queda acima de 50%
Pneumocócica 10 90% 48%
Tetravalente 87% 54%
Para Marina, o cidadão agora espera por uma única vacina, a do Coronavírus, esquecendo que todas as outras doenças imuno preveniveis precisam ser observadas sem ser deixadas de lado, pois evitam mais de 20 doenças, algumas mortais.
Marina informou ainda de que o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que é para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.
A campanha nacional terá início no dia 05/10 e se estenderá até o dia 30/10, neste intervalo de tempo haverá o Dia D de vacinação em 17/10. Protocolos e estratégias de vacinação serão montadas para se evitar o fluxo e aglomerações, evitando com isso a disseminação do Coronavírus.
Ouça a entrevista com Marina Iaioni Piovesan, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários