Secretaria de Saúde confirma 103° óbito por coronavírus em Soledade
Paciente recebeu atendimento médico e tinha 46 anos
A Secretaria de Saúde confirmou o 103° óbito por coronavírus em Soledade. A vítima foi uma mulher de 46 anos que teve a confirmação da doença na segunda-feira. Ela fez o teste na UBS do Centro e foi atendida no Bairro Primavera.
Conforme a secretária municipal de saúde, Edinara França, a paciente apresentava sintomas de febre e dor no corpo quando recebeu atendimento médico. No entanto, faleceu em sua residência nesta terça-feira, 23/08.
“Não temos relatos nos prontuários dela que tivesse alguma doença, mas os familiares nos informaram que ela tinha algo cardiovascular e enfisema pulmonar, mas não temos registros oficiais disto. Agora esse óbito vai para a o estado investigar se a morte foi por covid ou por alguma outra causa,” destaca Edinara.
De acordo com Edinara, em relação aos casos de coronavírus, o cenário é de estabilidade da doença no município. “Há algum tempo estamos com a média de 50 casos por semana, cerca de dez novos casos por dia. Não temos nenhum paciente internado, mas infelizmente, tivemos esse óbito ontem. Sobre a vacinação, a procura está baixa e nos últimos dias tivemos a liberação para aplicar a quarta dose em pessoas com mais de 18 anos. A pessoa que faleceu estava com duas doses aplicadas da vacina.”
Edinara alerta que o cenário ainda é de pandemia mesmo com a estabilidade e de que todas as doses recomendadas são necessárias.
DECRETO
O município estava com decreto desde agosto com a obrigatoriedade do uso de máscara em setores da saúde e transporte público. No entanto, conforme Edinara, houve transtornos, portanto, não é mais obrigatório, mas recomendado.
“Quando elas vão até o hospital ou unidades de saúde estavam sem máscara e isso gerou transtornos. Muitas vezes elas vinham de longe já sem a máscara. Até certo ponto consegui fornecer máscaras para a população quando chegavam nas unidades de saúde, mas não é possível o tempo todo. Por isso, que tiramos a obrigatoriedade, mas recomendamos o uso, seja na rua ou em qualquer instituição.”
Confira a entrevista completa com a secretária de saúde pelo link: https://fb.watch/f5UhznYohC/
Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal
Foto: Freepik
Comentários