Hospital Frei Clemente e Secretaria da Saúde estudam maneiras de desafogar o ponto atendimento da casa de saúde de Soledade
Baixar ÁudioNão é de hoje que a Secretaria da Saúde de Soledade e o Hospital de Caridade Frei Clemente encontram maneiras para desafogar o pronto atendimento da casa de saúde
Não é de hoje que a Secretaria da Saúde de Soledade e o Hospital de Caridade Frei Clemente encontram maneiras para desafogar o pronto atendimento da casa de saúde. Segundo Edinara França, secretária da saúde, para que isso seja possível é preciso trabalhar em parceria.
“Essa conversa é importante para que a população entenda qual a finalidade da Secretaria da Saúde e do Hospital e para que as pessoas saibam diferenciar as complexidades, as prioridades e os protocolos de cada atendimento”, informou Edinara.
Na metade de 2022, foram tomadas algumas decisões sobre esse tema. “Através de várias audiências públicas e reuniões, decidimos abrir o atendimento junto à Secretaria da Saúde, todos os dias da semana, ali no SUS central. Dessa forma, teremos atendimento de segunda a segunda e nos finais de semana e feriados, o atendimento é reduzido, das 13h às 19h”, explicou a secretária.
De acordo com o presidente do Hospital de Caridade Frei Clemente, Carlos Alberto Rocha, “todo paciente é cliente da saúde e não do hospital. Nós somos um prestador de saúde para o município. O hospital tem sim contrato de portas abertas com o estado do RS para urgências e emergências, que são aqueles casos que o SAMU traz”, relatou.
É importante que as pessoas saibam que em todos os hospitais é aplicado o protocolo de Manchester, que eleva em quatro horas o tempo de espera. “Acontece que muitas pessoas acabam vindo direto ao hospital e tendo que esperar mais tempo em função desse protocolo, que não leva em conta a idade do paciente, mas sim a gravidade do atendimento”, esclareceu Beto.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Nayam Franco
Comentários