Coordenadora da Base do Samu Soledade esclarece dúvidas referentes aos atendimentos
Baixar ÁudioSegundo ela, são duas as perguntas que se respondidas corretamente auxiliam no processo de atendimento, onde aconteceu o acidente/fato e o que aconteceu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu de Soledade busca realizar um serviço célere e profissional, por meio de profissionais qualificados e especializados, sendo coordenado no Brasil todo pela Central de Atendimentos, localizada em Porto Alegre.
Uma das dúvidas porém, pertinentes a população diz respeito a questionamentos pontuais em torno de atendimentos telefônicos. Neste sentido, a enfermeira coordenadora do Samu em Soledade, Andressa Portela, salienta que as ligações são inicialmente direcionadas a Central em Porto Alegre e posteriormente direcionadas as bases do serviço, distribuídas em inúmeros municípios pelo país todo.
Segundo ela, são duas as perguntas que se respondidas corretamente auxiliam no processo de atendimento, onde aconteceu o acidente/fato e o que aconteceu, ou seja, a localização e o que de fato ocorreu no local devem ser respondidos de modo breve e objetivo, garantindo a triagem do atendimento e posteriormente a destinação dos profissionais para os referidos locais.
Andressa lembra que até o momento foram seis acidentes registrados na BR 386 em 2022 e alguns casos de pacientes acometidos pela Covid-19, atendidos pelos profissionais de Soledade. No ano de 2021 houve um acréscimo de 12% quanto aos números registrados.
A enfermeira menciona ainda que um serviço compartilhado é prestado em consonância com a Corporação de Bombeiros, justificando muitas vezes o direcionamento de tais profissionais de forma mais rápida que o Samu, isso porque os profissionais dos bombeiros não possuem uma central reguladora, locomovem-se de modo autônomo, diferente do que é evidenciado à nível dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
“Cada serviço prestado leva em conta uma série de peculiaridades, possibilitando a obtenção de parâmetros completos e complexos que atenda a população que tanto necessita, pois um minuto equivale a uma hora no momento de desespero”, finaliza Andressa.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários