Hospital de Caridade Frei Clemente de Soledade confirma dez casos suspeitos de meningite viral
Para que haja a confirmação, ainda falta o resultado dos exames
O Hospital de Caridade Frei Clemente de Soledade confirmou nesta terça-feira, 23/01, que dez pessoas com suspeitas de meningite viral procuraram a casa hospitalar.
Conforme o enfermeiro Cassiano Rodrigues, os pacientes em questão procuraram o hospital porque estariam com os sintomas parecidos com o da doença e imediatamente o pedido de exames foi feito, sendo que até o momento nenhum dos casos se confirmou como meningite viral.
Uma triagem foi feita nas pessoas que deram entrada no hospital com os sintomas e estas devem aguardar a vinda do resultado laboratorial.
Cassiano afirmou ainda, que as pessoas, quando sentirem os sintomas devem buscar auxílio inicialmente com a Secretaria da Saúde e se o caso for considerado como urgência ou emergência pode ser encaminhado ao Hospital.
Sobre a doença:
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
Conheça os principais tipos de meningite existentes:
- Meningite viral
- Meningite bacteriana
- Meningite fúngica.
Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica.
A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.
A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia.
Ouça o que disse o enfermeiro Cassiano Rodrigues sobre a doença.
Comentários