Concluída primeira etapa de vacinação contra a Covid-19 em Soledade
Baixar ÁudioCom um intervalo de 28 dias, segunda dose está prevista para o dia 18/02
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
A Secretaria Municipal de Saúde de Soledade concluiu na noite desta quinta-feira, 21/01, a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19.
Em dois dias, as equipes envolvidas, aplicaram 290 doses, onde foram imunizadas 67 pessoas do Lar Mãe Cúria, sendo 45 idosos moradores do local e todos os colaboradores da casa geriátrica; outros 67 profissionais da secretaria municipal de saúde, que atuam na linha de frente, foram vacinados; e ainda 156 profissionais do Hospital Frei Clemente, que também atuam na linha de frente para o combate a doença, receberam a dose do imunizante.
Edinara de Morais França, secretária municipal de saúde do município, informou que muitas pessoas que deveriam ser vacinadas nesta primeira etapa, não receberam a vacina pelo número ínfimo que chegou até Soledade. Estas pessoas deverão, necessariamente, esperar que novas doses, em número suficiente, sejam enviadas ao município, só após a chegada do imunizante é que os mesmos serão imunizados.
Outra situação abordada por Edinara, diz respeito a pessoas que contraíram o Coronavírus recentemente, estes precisam esperar no mínimo quatro semanas, após o resultado positivo do teste, para aí sim poder realizar a vacina. “Se a pessoa tiver qualquer sintoma de síndrome respiratória, mesmo que não tenha o teste, seja positivo ou não, não poderá fazer a imunização”, alertou.
Outra informação importante é de que a segunda dose do imunizante deveria ser enviada aos municípios em 21 dias, no entanto, na manhã desta sexta-feira, 22/01, foi informado à secretaria de saúde de Soledade, através de um informativo da Secretaria Estadual de Saúde, de que a segunda dose será destinada em 28 dia, ou seja, virá somente no dia 18/02.
Profissionais da secretaria municipal de saúde soledadense estão realizando o acompanhamento das pessoas que foram imunizadas nesta primeira etapa, e, até o presente momento, nenhuma apresentou efeitos colaterais.
Ouça a entrevista com Edinara de Morais França, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários