Unidade móvel do Hemopasso realizará coleta de sangue no próximo dia 30/11, em Soledade
Baixar ÁudioA captação de doadores de sangue desenvolvida pelos serviços de saúde é uma estratégia privilegiada para realização da sensibilização da população para doação voluntária
A captação de doadores de sangue desenvolvida pelos serviços de saúde é uma estratégia privilegiada para realização da sensibilização da população para doação voluntária.
Adriana Livinalli, farmacêutica e bioquímica, destacou que o Hemopasso, captador de doações de sangue em Passo Fundo, pediu auxílio para o Hospital Frei Clemente na captação de doadores. “Há 15 dias, o Hemopasso pediu encarecidamente a diretoria do Hospital Frei Clemente, para que houvesse mais doadores de sangue daqui. A nossa demanda municipal gira em torno de 30 bolsas por mês”.
Adriana afirmou que considera a doação de sangue uma questão pessoal e de consciência. “Em muitas vezes, a doação é uma questão de consciência. Pois a única fonte de sangue até agora, é o ser humano. No entanto, muitas vezes devido ao dia a dia corrido as pessoas não querem fazer o deslocamento até Passo Fundo para efetuar o processo de doação”.
A enfermeira ainda falou sobre a possibilidade de realização de captação de sangue em Soledade. “Atualmente o município não tem condições de realizar a captação do sangue, pois além de necessitar uma equipe médica, ainda existem inúmeras exigências e um custo altíssimo para manter um hemocentro”.
Por fim, a enfermeira enfatizou a campanha que será realizada no próximo dia 30 de novembro, quando a unidade móvel do Hemopasso estará na unidade central do SUS para coleta de sangue.
Texto: Miguel Pereira// Tua Rádio Cristal e Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Foto: Marcos Vinicius / Tua Rádio Cristal
Comentários