Doenças respiratórias crescem com a chegada do inverno
A médica Cassieli Paludo Colombo, abordou sobre o aumento do quadro de doenças respiratórias com a chegada do inverno
Em entrevista exclusiva para a Tua Rádio Cristal, a médica Cassieli Paludo Colombo, abordou sobre o aumento do quadro de doenças respiratórias com a chegada do inverno, especialmente, pelo crescimento dos números de intenações em hospitais e lotação nas unidades de saúde.
Conforme Cassieli doenças como otite, amigdalite, sinusite, resfriado comum, além da inlfuenza, são as principais causas, especialmente por muitas pessoas ficarem alojadas no mesmo espaço, seja em casa, ou no trabalho. "É importante nestes espaços de aglomeração que o ambiente possa ser ventilado. Os sintomas começam leves, mas tornam-se incômodos, como nariz trancado, espirro, tosse, lacrimejamento dos olhos, coceira no nariz e olhos, entre outros", salienta.
Os idosos também sofrem, especialmente por muitos inclusive terem casos de pneumonia, associado a um quadro gripal."Os sintomas mais comuns são tosse persistente, febre alta, dor na região do tórax, por isso, orientamos sempre a procurar um médido de confiança ou uma unidade de saúde",
As doenças respiratórias são comuns no inverno devido ao clima frio e seco, o que pode afetar a saúde das vias respiratórias.
Segundo a médica, para prevenir essas doenças, é importante adotar medidas preventivas e manter hábitos saudáveis. Uma das principais medidas preventivas é lavar as mãos com frequência, especialmente após ter contato com superfícies. Além disso, é importante evitar tocar o rosto, especialmente o nariz e a boca, sem ter lavado as mãos previamente.
Por fim, outra imporante dica é vacinar-se contra a gripe, uma das principais doenças respiratórias do inverno. A vacinação é recomendada para grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Texto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo/ Tua Rádio Cristal
Comentários