Secretaria da Saúde de Soledade alerta para infecções sexualmente transmissíveis no Carnaval
Baixar ÁudioO feriadão de carnaval é muito esperado pelos foliões, porém, as consequências que vêm junto com a festa nem sempre são boas
O feriadão de carnaval é muito esperado pelos foliões, porém, as consequências que vêm junto com a festa nem sempre são boas. As pessoas esquecem de se proteger na hora da relação sexual e, quando menos esperam, sem deparam com as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
Conforme a enfermeira da Secretaria da Saúde de Soledade, Francine Brisola Padova, a doença que mais impacta pela quantidade de casos novos é a sífilis. “É uma doença do tempo bíblico, mas que de um tempo para cá voltou a apresentar um aumento significativo dos casos”, informou.
O teste para detectar a doença é feito pelo SUS e o resultado é bem rápido. “O tempo máximo que a pessoa espera pela resposta é 30 minutos é o teste está disponível na Secretaria da Saúde e nos postinhos dos bairros”, avisou Francine.
As formas de se proteger das ISTs são inúmeras e muito acessíveis, até porque, segundo Francine, os preservativos são distribuídos gratuitamente. “As camisinhas femininas e masculinas estão disponíveis no SUS durante todo ano e não tem limite mínimo de distribuição”.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação
Comentários