Teste do pezinho: A importância deste exame para a vida dos brasileirinhos
Baixar ÁudioO Teste do Pezinho é um exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê.
O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê. O propósito deste exame é o diagnóstico precoce, pois evita óbitos e dá mais qualidade de vida à população.
“Este teste deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida e que permitirá identificar as principais doenças congênitas. Todas as crianças recém-nascidas devem ser submetidas ao teste, pois essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas o quanto antes, podem causar sérios problemas”, revelou a pediatra Cleusa Scipioni.
É de extrema importância e responsabilidade dos pais ou tutores levar o bebê até o postinho ou na rede privada para realizar o teste do pezinho.
“Caso essa criança não realize o exame e venha a ter alguma dessas doenças, o bebê pode evoluir para doenças neurológicas graves, como retardo mental e outras patologias, doenças pulmonares, infecções de repetição entre outras”, destacou a doutora.
Assim como as vacinas, o teste do pezinho está previsto e é obrigatório. Inclusive há uma lei, instituída em 2021, que torna obrigatória e gratuita a realização do Teste do Pezinho nos recém-nascidos.
“Infelizmente, é um obrigatório que não é cobrado, que fica apenas na consciência dos pais, na atenção básica de saúde ou na busca ativa muitas vezes”, afirmou.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
Comentários