Automedicação: os perigos em tomar remédios por conta própria
Baixar ÁudioO uso de medicamentos de maneira incorreta pode trazer consequências graves e, em alguns casos, até irreversíveis
Muitas pessoas possuem uma pequena farmácia em casa. Na caixinha tem remédios para dor de cabeça, enjoo, gripe entre outros. No entanto, o uso de medicamentos de maneira incorreta pode trazer consequências graves e, em alguns casos, até irreversíveis.
“O grande problema da automedicação são os riscos à saúde, e um deles é a intoxicação. Se a pessoa tomar a dose errada, pode causar dependência desse remédio, além dos efeitos colaterais e das alergias. Quanto um paciente toma uma medicação sem consultar o profissional, pode atrasar o diagnóstico de uma doença ou mascarar algum sintoma e agravar a doença”, relatou a dra, Cassieli Paludo Colombo.
Outra orientação trazida pela médica é não ir atrás do que deu certo para o vizinho ou amigo. “É importante entender que cada pessoa tem seu organismo individualizado, ou seja, a reação é diferente em cada um. Todos os medicamentos absorvem em algum lugar do corpo e se tomado de forma errada, pode se agravar com o tempo”, esclareceu Cassieli.
Ainda, dra Cassieli alerta que a automedicação deve ser cuidada, especialmente, em crianças e idosos. “Nas crianças, é primordial cuidar a dose e não medicar em casa, pois uma dosagem a mais pode piorar o quadro. Já em idosos, o cuidado é com a mistura de medicamentos. Muitas vezes, eles querem sanar uma determinada dor e acabam por tomar tipos de remédios que não podem ser ingeridos juntos e isso pode causar consequências graves”, destacou.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo Tua Rádio Cristal
Comentários