Dia D da Vacinação contra o Sarampo supera as expectativas em Soledade
A campanha tem sido bem procurada pela comunidade de Soledade
A Secretaria Municipal da Saúde de Soledade está com a Campanha da Vacinação contra o Sarampo em pleno funcionamento.
No sábado, 15/02, a Secretaria realizou o Dia D da Campanha em Soledade. Com uma participação de cerca de 500 pessoas no sábado, continua a vacinação até o dia 13 de março em todos os postos de saúde.
Conforme a coordenadora da campanha e responsável pela vigilância epidemiológica de Soledade, Marina Iaione Piovessan, a vacinação é muito importante pois é a única maneira de prevenir o sarampo.
"A presença de pessoas no Dia D superou nossas expectativas e mostra que de fato as pessoas estão preocupadas. Por isso orientamos para todos que não sabem ou não tem certeza de que foram vacinadas, venham da mesma forma para a vacinação", reforçou Marina.
Iaione lembrou que o Brasil havia sido considerado livre do sarampo, mas com a falta de vacinação voltou a ter casos em 2018 e registros de mortes pela doença.
Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina; Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.
Comentários