Secretaria da Saúde de Soledade está realizando vacina contra febre amarela
Vacinas fazem parte do calendário básico de vacinação
Foto: Dionatan Lamonato/ Tua Rádio Cristal
Com o objetivo da prevenção após um surto de febre amarela em alguns estados do Brasil, a Secretaria da Saúde de Soledade reforça que está trabalhando na vacinação das pessoas contra a doença em questão.
De acordo com a Enfermeira, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde local, Marina Piovesan, embora o Rio Grande do Sul não seja uma área de perigo, referente à doença, a prevenção sempre é importante.
Em 2009 foi o último ano em que o Estado ficou classificado como área de risco, no entanto campanhas foram realizadas e a prevenção foi feita.
A febre amarela é uma infecção viral grave, semelhante à gripe, transmitida normalmente pelo mosquito do Aedes aegypti. Caracteriza-se por febre alta e icterícia (amarelão no corpo), razão pela qual a doença é chamada dessa maneira. É considerada uma zoonose, visto que afeta seres humanos e alguns outros primatas.
Nem sempre os infectados pelo vírus desenvolvem a doença, podendo apresentar sintomas fracos que passam em poucos dias. Contudo, aqueles que desenvolvem a condição podem apresentar, de maneira repentina, sintomas como febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos.
A vacinação ocorre na Secretaria da Saúde de Soledade.
Ouça o que disse a Enfermeira, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Marina Piovesan sobre a doença.
Comentários