Tua Rádio Cristal e Sicredi Botucaraí RS/MG realizaram programa especial sobre Novembro Azul
Baixar ÁudioA programação foi pensada como forma de conscientizar os homens sobre a gravidade da doença levando em conta que o dia 17/11 representa o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, representado por meio do dia 17/11, deu origem ao movimento do Novembro Azul com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Levando tal apontamento em conta e entendendo a gravidade do debate da temática, visto por muitos como um tabu, a Tua Rádio Cristal saiu do estúdio e deslocou-se até a agência Missões da Sicredi Botucaraí RS/MG, a fim de promover um momento especial de conscientização e explanação do tema.
Na oportunidade, os convidados especiais, Jerônimo Tatim, médico urologia; Maíra Batista da Silva, enfermeira coordenadora das ações em Saúde de Soledade; Luiz Fernando Trevisol, ditretor de operações da Sicredi Botucaraí RS/MG; João Carlos Marchini; Ana Laner, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer e João Carlos Costa, paciente recuperado da doença realizaram esclarecimentos, troca de informações e partilha de vivências.
Conforme aponta o médico urologista Jerônimo Tatim, o assunto merece e precisa de tamanha atenção por tratar-se de uma questão de saúde pública e assim como as mulheres, os homens precisam cuidar-se, sendo a campanha do Novembro Azul uma forma de promover conscientização a estes.
O médico ainda alerta para que os homens procurem a efetiva realização dos exames, especialmente a partir dos 35 anos de idade.
“Cuidem-se, fiquem em alerta, pois cuidar da saúde é algo fundamental e esta campanha ressalta a importância disto. Nossa saúde merece atenção sempre”, reforça Jerônimo.
Cabe destacar que o Câncer de Próstata, é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), conforme aponta o Ministério da Saúde.
Acompanhe o programa completo no player acima.
Comentários