Troca de experiências e conscientização marcam roda de conversa realizada em Soledade pela ESF são Bom Jesus
Baixar ÁudioDurante a conversa, profissionais da área da saúde realizaram trabalhos de conscientização e pessoas que já conviveram com o câncer contaram um pouco de sua experiencia para os presentes
A Unidade de Saúde São Bom Jesus, localizada no bairro Botucaraí, em Soledade, promoveu uma roda de conversa em alusão ao Outubro Rosa, na tarde de quarta-feira, 16/10. Durante a conversa, profissionais da área da saúde realizaram trabalhos de conscientização e pessoas que já conviveram com o diagnóstico de câncer contaram um pouco de sua experiência para os presentes.
A enfermeira e coordenadora da unidade, Margarete Tonezer fez uma avaliação do encontro. “Todos os meses trabalhamos as cores alusivas aos meses da saúde, para que assim possamos fazer uma conscientização e prevenção com a população. Dessa forma fica mais fácil para a população compreender as campanhas e associar as patologias, que são de certa forma comuns no dia-dia, com as cores e campanhas de conscientização”.
A coordenadora explicou como surgiu a ideia de realizar essa atividade e trazer pessoas para contar suas experiencias. “Em uma reunião realizada pelos profissionais da unidade de saúde, pensamos em uma maneira de modificar nossa roda de conversa e fazer com que a população também se encaixasse e visse que eles também precisam ter uma autoavaliação. Então trouxemos diversos profissionais para poder conversar conosco e a Beloni Lanzer, que trabalha no Hospital Frei Clemente e passou por dias difíceis, para nos contar seu relato de caso”.
Margarete ainda afirmou que toda a equipe da unidade está envolvida nessa campanha e trabalhando por um bem maior. “Toda nossa equipe está engajada para fazer om que a população veja que o nosso corpo é uma máquina e que precisa estar em boas condições para desempenhar aquilo que a gente mais quer, que é a nossa saúde. Porque no dia-dia nos preocupamos com coisas materiais e outras coisas que não são tão necessárias e acabamos esquecendo do essencial, que é a nossa saúde”.
Além de Margarete e Beloni, também participaram da roda de conversa a psicóloga, Lara Bortoluzzi, e o médico ginecologista, Dr. Rodrigo Cordilho.
Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação/ ESF São Bom Jesus
Ver insights e anúncios
>Turbinar publicação
Todas as reações:
11
Comentários