Segurança alimentar: importância desse tema para a população
É através da segurança alimentar que se tem a garantia de acesso permanente aos alimentos
A segurança alimentar é vista, atualmente, como um dos assuntos mais importantes a serem tratados pela população. Mas por que é importante falar sobre esse tema? É através da segurança alimentar que se tem a garantia de acesso permanente aos alimentos, além do consumo no ponto de vista nutricional e na sustentabilidade em processos produtivos.
“A principal função da segurança alimentar é assegurar que todas as pessoas tenham disponibilizados para si alimentos básicos de qualidade e em quantidades satisfatórias, sem que isso afeta o acesso a outras necessidades fundamentais”, explicou a nutricionista Vanuze Borges.
O caminho seguro para os alimentos começa no campo, com a produção e vai até a mesa do consumidor final. “Todos temos um papel fundamental para garantir que os alimentos que consumimos sejam seguros e não causem danos à nossa saúde. Por isso, é importante que os manipuladores higienizem muito bem os alimentos a serem preparados”, alertou a profissional.
Indo de encontro à segurança alimentar, existe a insegurança alimentar, que é caracterizada quando um indivíduo não possui acesso aos alimentos saudáveis que satisfaçam as suas necessidades. Conforme dados do IBGE, 41% da população brasileira convive com a insegurança alimentar.
“Esse fenômeno possui várias causas, entre elas estão a escassez de alimentos, problemas de abastecimento, desemprego, mudanças climáticas entre outras. Inclusive, com essa catástrofe climática que atingiu o estado, será comum que os alimentos tenham seus preços elevados, isso pode aumentar ainda mais a insegurança alimentar”, destacou Vanuze.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários