Inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial no bairro Fontes em Soledade
Atividades do CAPS deverão começar na próxima semana
Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal
Como primeira inauguração dentro da programação do aniversário do município de Soledade, o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial foi apresentado ao público e imprensa nesta quinta-feira, 17/03.
Com investimentos que somam mais de R$ 120 mil reais, o centro localizado no bairro Fontes, em uma ala da antiga escola Pedro Carneiro, hoje dividindo paredes com a Emater de Soledade, já está preparado para o início de suas atividades.
Com equipamentos novos, salas grandes e espaçosas, além de uma área física externa grande, possibilitando atividades ao ar livre, a sala contará com um grupo de seis a sete funcionários.
Antes deste nova sala, os atendimentos eram feitos na Secretaria da Saúde do município, que está com suas salas milimetricamente contadas para as mais amplas atividades abrangentes a pasta.
Agora, além da população soledadense, o espaço poderá ser destinado aos outros municípios da região, que necessitarem do CAPS.
Conheça o CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os CAPS oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.
Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
Comentários