Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

AVC: prevenção e atenção aos sintomas reduzem os riscos de sequelas graves

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Dados apontam que diariamente, ocorrem em média 978 novos casos de AVC, muitos com morte e com sequelas gravíssimas

Foto: Divulgação

O mês de outubro faz referência à conscientização do acidente vascular cerebral, AVC, e também à importância em prestar atenção nos sintomas e em alguns sinais de alerta. Dados apontam que diariamente, ocorrem em média 978 novos casos de AVC, muitos com morte e com sequelas gravíssimas.

“O AVC ocorre em função da alteração do fluxo de sangue no cérebro, ou seja, é a morte de células nervosas da região cerebral atingida. O AVC pode se originar de duas formas: uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico”, informou a fonoaudióloga neurofuncional Andreia Ester Puhl.

Essa emergência médica voltou a ser a principal causa de morte no Brasil em 2023, é o que aponta estudos da Rede Brasil AVC, membro da World Stroke Organization. Por isso, anualmente o 29 de outubro foi criado como o Dia Mundial do AVC, com o intuito de alertar a população sobre os seus riscos reais.

“Para tentar mostra a importância dos cuidados com a saúde, as campanhas preventivas auxiliam para que as pessoas tenham um olhar diferenciado sobre o tema e para que elas entendam que o ideal é prevenir. O que nós queremos é que o AVC não aconteça, mas caso ocorra, o quanto antes procurar ajuda mais recursos terão”, pontuou Andreia.

De acordo com a fonoaudióloga, é possível identificar alguns sinais para que a ajuda seja mais eficaz. “Sintomas como boca torta, fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo, perda súbita da fala, dificuldade para se comunicar e compreender entre outros sintomas, se percebidos com antecedência podem ajudar a reduzir as sequelas se o atendimento foi rápido”, afirmou.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto/Arte: João Gabriel Nunes/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais