Aumento de casos de influenza em Soledade é motivo de alerta
Baixar ÁudioDe acordo com Marina Piovesan, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Soledade, o número de casos confirmados dobou nas últimas semanas aqui no município
O aumento de infectados pela influenza segue preocupando, principalmente em função da mudança brusca da temperatura. De acordo com Marina Piovesan, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Soledade, o número de casos confirmados dobou nas últimas semanas aqui no município.
“No mês de maio, já tivemos 26 casos confirmados de influenza tipo A e em abril foram 8 pessoas infectadas. Lembrando que esses são os casos registrados, pois não temos esse exame pelo SUS, então muitos nem sabem que tem a influenza e acabam passando para outras pessoas”, revelou.
Segundo Marina, também foram registrados em Soledade alguns casos da influenza tipo B. “Temos um total de 9 pessoas infectadas: 2 casos em março, 2 em abril e 5 no mês de maio. Então os dois vírus estão circulando no município e o que nos chama atenção é a quantidade de pessoas positivando para influenza e o número de atendimentos”, alertou.
A coordenadora informou, também, que a grande quantidade de atendimentos reflete na sobrecarga no serviço de saúde. “As pessoas procuram mais atendimento e mais medicação, porém, a vacinação que é a nossa prevenção, continua abaixo do esperado”.
A Secretaria da Saúde de Soledade revelou que a busca pela vacina da gripe está baixa, apenas 39% da população prioritária está vacinada. “A baixa procura é geral, por isso, a partir desta segunda-feira, 15/05, a vacinação da influenza está liberada para todos os grupos e população em geral”, afirmou Marina.
A vacina contra influenza está disponível em todas as unidades de saúde básicas e na sala de vacinas central, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários