Devido à baixa procura na vacinação contra a Poliomielite, Soledade realizará um segundo dia D
Baixar ÁudioEm torno de trezentas crianças ainda precisam ser imunizadas no município
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal
A baixa cobertura da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite em Soledade acendeu um sinal de alerta junto aos profissionais da secretaria municipal de saúde do município, os números alcançados até o momento, estão próximos dos 80%, o que significa que estão abaixo do índice preconizado pelo Ministério da Saúde e considerado como satisfatório, ou seja, 95%.
Marina Piovesan, enfermeira responsável pelo setor epidemiológico junto ao município, destacou que passados 40 dias, desde o início da campanha, a avaliação que se faz é de que a procura foi e está sendo muito baixa. “Vacinamos até agora 1.221 crianças e precisamos imunizar em torno de mais trezentas crianças de 1 a 5 anos incompletos para cumprirmos com a meta definida”, relatou.
A profissional informou ainda que a Secretaria Estadual de Saúde, através da 6ª Coordenadoria, com sede em Passo Fundo, não aceita os números apresentados e exige que o município tome as providências necessárias para alcançar as crianças que faltam receber a vacina e com isso atingir a meta esperada.
Conforme Marina, duas unidades de saúde, Bom Jesus e Primavera, conseguiram atingir a meta, pois foram até as casas das crianças com idade vacinal desejada e imunizaram as mesmas. As demais unidades de saúde estão realizando o levantamento necessário para, posteriormente, aplicar a vacina naquelas que ainda não estão imunizadas. “No dia 21/11, num sábado, a unidade de saúde central permanecerá com suas portas abertas durante todo o dia para a realização da vacina contra a Poliomielite e também para os adolescentes que ainda não atualizaram sua caderneta de vacinação, será o segundo dia D”, alertou.
Ouça a entrevista com a enfermeira Marina Piovesan, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários