Vacinação: Soledade está muito abaixo do que recomenda Ministério da Saúde
Baixar ÁudioUma situação muito preocupante, é desta maneira que a Secretaria Municipal de Saúde de Soledade, através do setor epidemiológico
Uma situação muito preocupante, é desta maneira que a Secretaria Municipal de Saúde de Soledade, através do setor epidemiológico, avalia a baixa procura pelas vacinas ofertadas para crianças e adultos, residentes no município.
Conforme informação prestada pela enfermeira Marina Piovesan, coordenadora do setor de imunizações, até o presente momento, Soledade atingiu apenas 50% do índice de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde, sendo que o desejável está na casa de 98%.
“A baixa procura pelas vacinas, tanto de rotina, quanto da campanha da Influenza, nos mostram que está havendo internações em nossa casa de saúde em virtude do descuido das pessoas em relação as vacinais. Ao longo dos últimos quatro anos, não estamos conseguindo vacinar a nossa população em virtude do desinteresse das pessoas”, destacou Marina.
Quanto a vacinação da poliomielite, Marina informou que excluindo o Rio Grande do Sul, os demais estados da Federação realizaram a imunização contra esta doença, no entanto, nosso Estado, em virtude da catástrofe ambiental, e por não ter como distribuir a vacinação de maneira ampla, o Ministério da Saúde entendeu por bem, não realizar a campanha, porém é necessário salientar que o município de Soledade tem doses da vacina para o controle da Pólio, disponíveis em todas as unidades de saúde.
Nos dias 22, 23 e 24/07, haverá vacinação de rotina nas unidades de saúde de três bairros da cidade, sendo no dia 22/07 no ESF Fontes, manhã e tarde, no dia 23/07 será a vez da ESF Bom Jesus, nos dois turnos, e, no dia 24/07 a vacinação ocorrerá no ambulatório Santa Rita, no bairro Botucaraí, durante todo o dia.
Texto e foto: Marcos Vinícius de Souza/Tua Rádio Cristal
Comentários