Vigilância Epidemiológica trabalha na prevenção da febre amarela no interior de Soledade
Baixar ÁudioOrientação é oriunda do Ministério da Saúde devido a uma morte registrada em Santa Catarina
Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal.
Devido ao registro de uma morte por febre amarela, no Estado de Santa Catarina, nos últimos dias, sendo a recomendação oriunda do Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica do município de Soledade realiza um censo de verificação quanto à imunização da doença na população rural.
Este trabalho tem sido efetuado ao longo dos dias e é executado por meio da consulta das carteiras de vacinação dos moradores do interior de Soledade, já que a vacina contra a febre amarela está disponível na rede básica de saúde.
Conforme a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Soledade Marina Piovesan, a febre amarela é uma doença letal e para sua prevenção a dose de vacina é feita uma vez na vida, após os nove meses de idade.
A respeito da constatação desenvolvida pela equipe de profissionais da saúde no interior de Soledade, quanto a imunização contra doença, Marina se diz otimista. "A maioria da população rural está com sua vacinação em dia, já que é uma dose que consta no calendário vacinal. Em relação aos demais moradores soledadenses, as unidadade de saúde estão com suas portas abertas a fim desta investigação".
Marina conclui dizendo que doses da vacina a mais não foram recebidas pela Secretaria de Saúde de Soledade, já que existe quantidade suficiente, porém se caso falte, a solicitação para com a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Passo Fundo será imediata.
Comentários