Dia Mundial do Rim foi marcado por ações em Soledade
Exames e orientações foram proporcionados aos cidadãos que buscaram informações
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal
Anualmente, a segunda quinta-feira do mês de março é dedicada ao Dia Mundial do Rim, data criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com esse órgão.
A doença renal crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida, por este motivo a Secretaria de Saúde de Soledade, em parceria com a clínica nefrológica anexa ao Hospital de Caridade Frei Clemente, realizaram na tarde desta quinta-feira, 12/03, no hall de entrada da casa de saúde soledadense, uma campanha para rins saudáveis.
Na oportunidade, profissionais da saúde passaram orientações para os interessados que lá estiveram, de como reduzir o risco de desenvolver a doença em questão, ou evitar que a mesma se agrave.
Dentre as orientações, a necessidade da realização de exames periódicos. Pedir ao médico a dosagem da creatinina, especialmente se a pessoa tiver histórico familiar de doença renal crônica, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade ou fumo.
Outros fatos que merecem atenção é se a pessoa apresenta infecções urinárias e/ou cálculos renais com frequência; faz uso de medicamentos que podem comprometer a função dos rins, e se tem mais de 50 anos.
A dosagem da creatinina no sangue é uma forma de avaliar a função dos rins. Níveis acima do limite de normalidade indicam doença renal.
Conforme Roceli Brum Cattani, enfermeira da secretaria municipal da saúde, aproximadamente 200 pessoas realizaram durante a tarde, exames como a medição da pressão arterial, HGT (medir a glicose no sangue), além de encaminhar o exame de creatinina. "O resultado da ação foi melhor do que esperávamos", finalizou.
Comentários