Baixa procura por vacinas preocupa Secretaria da Saúde de Soledade
Baixar ÁudioA aflição diz respeito à baixa procura das doses contra a Covid-19 e a aderência da campanha de multivacinação no município
Foto: Marcos Vinicius de Souza/Tua Rádio Cristal
Uma das situações que vem preocupando a Secretaria da Saúde de Soledade é a baixa procura pela vacinação contra a Covid-19 por parte dos munícipes soledadenses.
Isso porque, durante o sábado, 09 de outubro, foram ofertadas as terceiras doses da vacina contra a Covid-19 para trabalhadores de laboratórios de análises clínicas, trabalhadores de farmácias e drogarias, motoristas de ambulância, cuidadores domiciliares, estudantes das profissões de saúde em estágios curriculares e profissionais autônomos, que atuam em clínicas.
Conforme explica a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Soledade, Marina Iaione Piovesan, as terceiras doses de reforço são de suma importância para manter os anticorpos elevados, porém a procura por parte das vacinas está baixa no município, tanto em relação aos profissionais da saúde quanto aos idosos.
Marina aponta que a expectativa era vacinar aproximadamente 543 profissionais da área da saúde com a terceira dose, mas apenas 172 foram imunizados.
Em relação aos idosos, a situação também é preocupante – dos 643 que precisariam receber as doses, apenas 158 procuraram por ela.
Já em relação aos adolescentes, a procura tem sido extensiva mediante a faixa etária que está sendo vacinada em Soledade – adolescentes de 14 anos ou mais, mas durante os próximos dias, a vacinação está suspensa, devido a falta de novas doses fornecidas ao município.
Porém, conforme enfatizado pela enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Soledade, assim que as doses forem redirecionadas ao município, a vacinação continuará acontecendo.
Sobre a campanha de multivacinação no município, iniciada em outubro e destinada às crianças de zero (0) a menores de quinze anos (15) anos, a procura também tem sido baixa, pois até o momento 180 crianças deslocaram-se aos postos de saúde para atualização da caderneta vacinal.
Cabe destacar que o dia D de mobilização nacional será realizado em 16 de outubro e por isso a necessidade dos pais levarem os filhos até os devidos locais, a fim de preveni-los contra os mais variados tipos de doenças.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários