Agentes de saúde de Soledade reforçam orientações para idosos sobre doenças respiratórias no inverno
Baixar ÁudioCom a chegada do inverno, é comum que as doenças respiratórias se tornem mais frequentes, principalmente em idosos
Com a chegada do inverno, é comum que as doenças respiratórias se tornem mais frequentes, principalmente em idosos.
Por isso, o trabalho dos agentes de saúde torna-se fundamental para que medidas de prevenção sejam aplicadas, principalmente para que se evitem as infecções respiratórias. "Uma medida importante é manter a casa bem ventilada e umidificada, já que o ar seco pode irritar as vias respiratórias e aumentar o risco de infecções", salienta Cristina Barbosa, agente de saúde da ESF Expedicionário em Soledade.
As temperaturas mais baixas e o ar mais seco podem afetar a saúde pulmonar e aumentar a incidência de gripes, resfriados, pneumonias e outras infecções respiratórias. Segundo Cristina, as visitas domiciliares são fundamentais para conscientizá-los dos riscos que muitas vezes os idosos correm especialmente ao não vacinarem-se. "Visito em torno de 50 famílias por semana, e sempre que possível solicito aos idosos que procurem se vacinar, seja contra a gripe ou pelo covid", disse.
Lavar as mãos com frequência, usar máscara em locais públicos e evitar contato próximo com pessoas doentes são algumas medidas que ajudam a garantir uma boa saúde aos idosos.
Texto e Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Comentários