Vacina contra a gripe é prorrogada em Soledade
Secretária da Saúde ainda não atingiu a meta de 80% do público alvo
A vacina contra a gripe foi prorrogada no Município de Soledade. A decisão da Secretaria da Saúde deve-se pela meta de 80% que não foi atingida nos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde.
A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.
Devem tomar a vacina crianças de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade.
Neste grupor também estão, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).
Dentre os grupos prioritários à vacinação, somente os idosos apresentam, até o momento, a maior cobertura, de 86,3%. Em seguida estão os profissionais de saúde com 76,7%, puérperas com 71,4%, crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas 68,5% e as gestantes 64,5%.
Marina Piovessan, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, ressalta que sem o alcance das metas não será possível a liberação das vacinas para a população em geral.
Comentários