Secretaria da saúde de Soledade descarta caso suspeito de dengue no município
Baixar ÁudioLaboratório Central de Porto Alegre realizou os exames necessários
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal
Após mais uma suspeita de dengue em um cidadão soledadense, a secretaria municipal de saúde do município, através da coordenadora em vigilância sanitária de Soledade, Sonimari Gralha Auler, informou na manhã desta sexta-feira, 07/06, que o resultado dos exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN deram negativos.
Sonimari informou ainda de que, neste ano de 2019 três pessoas, duas no interior e outra na área urbana, tiveram a suspeita pelos sintomas apresentados, no entanto, ambos foram negativados.
Conforme a coordenadora, o sintoma da dengue pode estar relacionado com muitas outras doenças, no entanto, é necessário observar que toda a vez que a pessoa tiver dor pelo corpo, febre, manchas no corpo e dores nas articulações, que procure uma unidade de saúde mais próxima para realizar a consulta, e, se o médico achar necessário, será solicitado um exame específico de dengue.
Outra situação destacada pela enfermeira é de que, mesmo antes do resultado, a pessoa receberá o tratamento adequado enquanto espera pelo resultado do laboratório.
“Quando uma pessoa apresenta sintomas da dengue, imediatamente os agentes de endemias do município vão até a residência da mesma e em todo o quarteirão onde se situa a casa e realizam procuras específicas de focos do mosquito Aedes Aegypti e confirmando de que existem, os profissionais aplicam um produto químico para a eliminação do vetor da dengue”, enfatizou Sonimari Auler.
Sonimari deixou transparecer que a falta de conscientização da comunidade, ainda é o principal problema no combate a dengue no município.
“É necessário que as pessoas compreendam que se deve fazer vistorias em seus pátios, semanalmente, para que possamos afastar o perigo de infestação em Soledade”, finalizou.
Ouça a entrevista com Sonimari Auler, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários