Saúde mental na infância: atenção aos sinais
Baixar ÁudioÉ de extrema importância que os pais ou responsáveis fiquem atentos às atitudes das crianças
É de extrema importância que os pais ou responsáveis fiquem atentos às atitudes das crianças. Qualquer coisa fora do normal deve ser levado em conta, pois pode haver algo de errado e, futuramente, desencadear uma doença mental se não visto com antecedência.
“Precisamos entender que quando falamos de transtornos mentais como ansiedade ou depressão, estamos falando, também, de adultos que não foram olhados quando jovens. Então, quando falamos de tratamento da saúde mental na infância, estamos nos referindo à prevenção”, pontuou Letícia Almança Ribeiro, psicóloga especialista em criança.
Segundo Letícia, é na infância que se consegue prevenir muitas questões da fase adulta. “Quando um adulto decide fazer terapia, se busca justamente isso, olhar como foi a sua infância. Para que possamos prevenir, ou melhor, formar essa pessoa de uma maneira emocionalmente mais saudável para quando adulto, lidar melhor essas questões”, enfatizou.
O protocolo do tratamento de cada transtorno é parecido com o do adulto, porém é feito de maneira mais lúdica. “Nós vamos usar intervenções diferentes e ainda mais, vamos inserir as famílias nessa intervenção. Não tem como fazer isso sem a família presente, pois ela é o pilar de apoio da criança”, explicou Letícia.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários