Secretaria Estadual de Saúde prepara estratégias de enfrentamento da Varíola dos Macacos
Foco será em vigilância em saúde e prevenção
Devido ao aumento de casos de monkeypox, a varíola dos macacos, no território gaúcho, a Secretaria da Saúde (SES) prepara estratégias para o enfrentamento da doença, com foco em vigilância em saúde e prevenção.
Em reunião nessa quarta-feira (3/8), a equipe diretiva da SES ressaltou a necessidade de agregar diversos segmentos da sociedade civil para acompanhar a evolução da monkeypox no mundo, preparar a rede de assistência à saúde, sensibilizar os municípios ao diagnóstico da doença, entre outros, assim como ocorreu no enfrentamento à covid-19, desde o início do surgimento da doença.
A ideia é trabalhar com o Centro de Operações de Emergência (COE) já constituído para a covid-19, mas buscando novos parceiros externos que tenham relação com a monkeypox, como, por exemplo, sociedades de dermatologia. Dentro do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), este trabalho de monitoramento das doenças é permanente, mesmo antes de existir registro da circulação no Estado.
Casos de monkeypox confirmados no RS chegam a 12
O número de casos de monkeypox confirmados no Rio Grande do Sul chegou a 12. Sete deles foram confirmados pela Secretaria da Saúde (SES) nos últimos sete dias. Entre o total, são sete homens e cinco mulheres.
Situação da monkeypox no RS em 3 de agosto
Casos confirmados por município:
-Canoas: 1
-Caxias do Sul: 2
-Garibaldi: 1
-Igrejinha: 1
-Porto Alegre: 5 (sendo um deles residente do exterior em viagem à cidade)
-Uruguaiana: 1
-Viamão: 1
Fonte: ClicEspumoso
Comentários