Doenças respiratórias podem agravar-se com o tempo úmido e chuvoso
Baixar ÁudioTiago Simon, pneumologista, afirma que o principal desencadeante é o mofo, que nessa época se prolifera mais rapidamente
O tempo úmido e chuvoso contribui para o aumento e até o agravamento de doenças respiratórias. Tiago Simon, pneumologista, afirma que o principal desencadeante é o mofo, que nessa época se prolifera mais rapidamente.
“Embora seja um pouco frio, é importante deixar uma fresta da janela aberta para que o ar possa circular, isso ajuda a prevenir o mofo. Outra dica é prestar atenção no ar condicionado, pois às vezes ele fica muito tempo parado e quando liga novamente, pode jogar mofo no ambiente”, ressaltou Tiago.
O pneumologista afirma que é difícil saber logo na primeira consulta se a pessoa é alérgica ou não ao mofo. “Isso só vai ser descoberto quando for perguntado ao paciente se ele teve contato mais direto com um ambiente que continha presença de mofo. Nesse caso você pode orientá-lo de forma mais eficaz”.
Quanto aos sintomas, doutor Tiago destaca que eles são muito inespecíficos. “Não existe algo específico que determine essa alergia. O que a pessoa sentirá é obstrução nasal, coceira no nariz, coriza, tosse, espirros, crises de falta de ar a até chiado no peito. Sintomas muito parecidos com o de uma crise alérgica”, revelou.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Freepik/Divulgação
Comentários