Alteradas as regras para doação de sangue durante a pandemia
Ministério da Saúde e Anvisa reduziram o tempo de inaptidão de pessoas infectadas
A partir de agora, pessoas infectadas pela Covid-19 com quadro leve e moderado podem aguardar 10 dias após a recuperação da doença para realizar a doação de sangue. A mudança, divulgada em uma nota técnica pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, reduziu o tempo de inaptidão, que antes era de 30 dias, por considerar que não houve nenhum caso relatado de transmissão do vírus por transfusão sanguínea. A decisão também avaliou as evidências científicas disponíveis com relação às vias de transmissão, ao período de incubação, evolução clínica e laboratorial dos casos.
A Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, responsável técnica do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, explica que no caso dos pacientes assintomáticos, o prazo de 10 dias precisa ser contado em relação à data da coleta do teste. "Já quem teve contato com positivados, precisa aguardar sete dias. É uma boa notícia contarmos com essa decisão, já que não houve caso de contaminação por transfusão", relata a hematologista.
O crescimento do número de casos ativos na região vem refletindo nas coletas realizadas. "O aumento nos casos positivos de Covid-19 impactou diretamente o Serviço de Hemoterapia, já que os doadores precisam respeitar o tempo de inaptidão. Estamos vivendo em um período de alerta em relação ao suporte transfusional do HSVP, pois não paramos nossos procedimentos de alta complexidade. Precisamos ter um bom estoque para realizar nosso trabalho com segurança e para isso contamos com a ajuda da nossa comunidade", reforça Dra. Cristiane.
Fonte: Comunicação/HSVP de Passo Fundo
Comentários