Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Órgãos de vigilância investigam suspeita de contaminação por raiva bovina, em Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Algumas vacinas já foram aplicadas, porém aguarda-se a confirmação por meio de resultados de exames

Integrantes dos órgãos responsáveis estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 01/04.
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal.

A suspeita de contaminação por meio de raiva bovina, foi motivo de reunião ocorrida na Secretaria de Saúde de Soledade. A ocasião reuniu integrantes da Cooperativa Agroindustrial Soledade, da inspetoria de segurança agropecuária e da vigilância em saúde.

De acordo com Sonimari Auler, coordenadora da vigilância em saúde de Soledade,  a investigação se faz necessária devido a ela ter sido procurada pelo veterinário Bolívar Cmargo na semana passada e a dose da vacina foi aplicada nele e em outro colega que estava junto em um atendimento no interior da  cidade.

 "Na sexta-feira nos dirigimos a localidade de Margem São Bento e vacinamos as outras pessoas com a quantidade de doses que possuíamos. Com isso, mais vacinas foram solicitadas para a 6ª coordenadoria de saúde, em Passo Fundo e posteriormente realizamos mais um atendimento".

A coordenadora salienta que a dose secundária já foi realizada na maioria das pessoas atendidas e caso o resultado dos exames para raiva em bovinos sejam positivos, se dará continuidade a vacinação. Se for negativo a vacinação será suspendida imediatamente.

Além disso, a procura por doses contra a raiva bovina aumentou nos últimos dias na Secretaria de Saúde, contudo Sonimari enfatiza.

"Alertamos a população que só deve fazer a vacina quem teve contato direto com o animal que apresenta sintomas ou que tenha morrido. A raiva bovina, é transmitida ao ser humano pela saliva. Portanto,  através de alguma arranhadura, mordedura ou contado direto, no momento de movimentar estes animais ".     

A Secretaria de Saúde está disposição para esclarecimento de dúvidas. Qualquer pessoa que deseje mais detalhes a respeito, deve procurar o setor de vigilância em saúde, para que haja a administração das quatro doses, assim como a aplicação de soro, caso haja a necessidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais