Município de Mormaço passa a contar com ambulância própria do SAMU
Baixar ÁudioO veículo já está destinado para o município e assim que for regularizado, passará a atender a demanda da população
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
Na manhã desta quarta-feira, 01/09/2021, a secretária da Saúde de Mormaço, Sandra Koenig, esteve pressente nos estúdios da Tua Rádio Cristal, a fim de explanar o trabalho desenvolvido no município.
A 8ª Conferência municipal de Saúde, realizada na terça-feira, 31/08, teve como eixo central a situação da Covid-19 no município e um plano de ações para o momento pós-pandemia pode ser estudado na ocasião, por membros da pasta da Saúde.
Com isso, quatro eixos foram debatidos – como tratar do vírus no âmbito da escola, da Secretaria de Saúde, na comunidade e nos órgãos públicos. Ideias foram dispostas para montagem do plano plurianual e caminhos forma traçados para um futuro promissor, sem a presença do vírus, explicou Sandra.
Um trabalho intensivo para o combate da doença no município está sendo realizado e ações desencadeadas. Seis óbitos foram registrados em Mormaço e no momento, após mais de um mês sem nenhum caso contabilizado, novos pacientes estão acometidos pela Covid-19. Além disso, 1493 testagens da doença foram feitas, quase todas custeadas com recursos próprios do município.
Para continuar desencadeando um trabalho em favor da população, a Secretaria da Saúde irá promover a vacinação noturna no dia 02/09, quinta-feira, das 18h30min às 19h30min. Segundas doses da vacina serão ofertadas para a população em geral, a fim de dar andamento ao calendário vacinal do município.
Sandra Koenig ainda destaca que a oferta pelas doses existe, mas que a população não procura como deveria, por isso, muitas das doses são desperdiçadas, em razão da validade. Assim, ela alerta para que as pessoas procurem se imunizar e a vida, possa voltar a sua normalidade.
Durante a Semana Farroupilha e a Semana da Pátria, atividades serão executadas, mas tudo dependerá da colaboração da população, destaca a secretária.
Por fim, ela ainda aponta que a implementação do Serviço de Atendimento Móvel – SAMU no município era aguardado há tempo e que agora, por meio de um convênio feito em parceria com o Estado, passará a ser ofertado para a população mormasense, assim que o veículo for regularizado.
A ambulância já está equipada, os profissionais atuantes são do próprio município e basta apenas a liberação do uso, para que novos municípios sejam contemplados com o serviço, uma vez que este passará a contemplar os munícipes não apenas de Mormaço, mas de toda região em torno, refere Sandra.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários