Boa audição é sinônimo de qualidade de vida
Baixar ÁudioDepois dos 60 anos, nós profissionais da saúde já esperamos que os idosos apresentem alguns déficits auditivos
A boa audição é sinônimo de melhores condições no dia a dia. No entanto, a perda auditiva, especialmente em idosos, faz parte da vida. Cabe às pessoas perceberem os sintomas como forma de verificar e auxiliar os idosos nas questões que envolvem os primeiros sinais na perda de audição.
“Essa condição nas pessoas idosas é muito comum. Inclusive, depois dos 60 anos, nós profissionais da saúde já esperamos que os idosos apresentem alguns déficits auditivos. Os sinais, em um primeiro momento, são a condição de entendimento, onde a pessoa pede para repetir o que fala, e essa condição, geralmente é acompanhada do zumbido”, pontuou a fonoaudióloga Andressa Petrolli.
A profissional afirma que, na grande maioria das vezes, pelo fato de não escutar direito, a pessoa precisa que tudo fique mais alto para gerar mais conforto a ela. “Essa situação se faz presente no aumento do volume da TV, do rádio e no tom de voz. Quem não escuta direito tende a falar mais alto, e isso também pode ser um sinal de perda auditiva”, revelou.
De acordo com Andressa, em alguns casos o único tratamento para a perda auditiva é o aparelho. “Atualmente, a tecnologia permite aparelhos muito menores, mais confortáveis e personalizados, montados de acordo com a anatomia do paciente. E não tem como negar, o aparelho auditivo é sinônimo de qualidade de vida”, finalizou a fonoaudióloga.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários