Quarta-feira de Cinzas é marcada pelo início da quaresma e lançamento da Campanha da Fraternidade 2020
Na Igreja matriz Nossa Senhora da Soledade, a missa da imposição das cinzas será às 19h
Foto: CNBB.
Além de ser o início do tempo quaresmal, a quarta-feira de cinzas, é marcada pelo lançamento da Campanha da Fraternidade. Neste ano, a reflexão está voltada à preservação da vida, nas suas mais diversas formas.
Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade, a missa de imposição das cinzas será realizada às 19h e tem o cunho através deste gesto, conforme o Frei Geraldo Paludo, de levar ao cristão católico a realidade de que a partir de agora, o tempo é voltado à conversão e a penitência.
“A quaresma significa, quarenta dias antes da festa da Páscoa do Senhor, ou seja, tempo de conversão do coração, tempo da esmola, da oração, do jejum e de estarmos atentos ao que a palavra nos diz a respeito destas ações”, ressalta.
Ainda de acordo com o frei, a esmola, a oração e o jejum são pilares ensinados por Jesus e são práticas que ensinam o relacionamento com Deus e com os outros, pois segundo ele, não há amor para com o Senhor, sem amor ao próximo.
Durante a missa desta Quarta-Feira de Cinzas, haverá a abertura da Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema: “Fraternidade e vida. Dom e compromisso” e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, que traz à tona a figura do Bom Samaritano. Segundo Paludo, isto nos desafia a vencer a globalização da indiferença e o quanto é importante o cuidado da vida.
A Campanha da Fraternidade, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), seus temas e lemas, são refletidos por meio das celebrações eucarísticas, mas também, através dos encontros de família realizados nas diversas comunidades católicas.
Comentários