Em clima das Santas Missões em Soledade, frei conta como é a vida itinerante de um Missionário
Santas Missões serão realizadas em Soledade até o dia 9 de setembro
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
Soledade vive as Santas Missões dos Freis Capuchinhos desde o dia 9 de agosto e continuará com a programação até o dia 9 de setembro em todas as comunidades da Paróquia. Neste período, os freis missionários visitam diferentes pontos da cidade para estarem unidos em um reavivamento da fé.
O frei Vilmar José Dall'Agnol, missionário que já atuou em Soledade, contou nos microfones da Tua Rádio Cristal sobre como é a vida de um frei que fica de maneira itinerante percorrendo diferentes paróquias.
"É um grande prazer estar de volta. Em todos os momentos que passei pelo interior e pelas comunidades, o rádio sempre estava ligado e é bom estar aqui na Tua Rádio Cristal, sei que o pessoal sempre se preocupa quando a gente fala algo aqui, sempre está ouvindo atenta", lembrou o frei.
Vilmar contou que atuou na Paróquia Nossa Senhora da Soledade de agosto de 2008 até o fim de 2010. Em 2011, foi deslocado para a Paróquia Nossa Senhora da Fátima em Santa Maria e, a partir de 2012, ingressou na vida de Frei Missionário.
"Eu definiria a vida de um frei Missionário como: itinerante. Nós não temos paróquia, a nossa referência é Vacaria, mas a partir dali, nós estamos doze meses viajando, cumprindo a missão em diferentes paróquias, diferentes comunidades, em diferentes estados", afirmou o Frei Vilmar.
O frei contou como funciona também a participação do missionário diretamente na comunidade. "Você fica cinco dias no bairro. Mas é ali mesmo, nós dormimos, almoçamos, visitamos famílias, a gente só retorna para a paróquia quando termina a missão ali. O amparo, todo ele, está sendo muito bem dado pela comunidade. A acolhida da comunidade é muito boa", destacou.
Ele lembrou também que o frei missionário tem que estar pronto para assumir diferentes desafios. "O frei não pode estar de qualquer jeito, ele tem que estar disponível, tem que estar livre, solto e desapegado, pra viajar, pra trocar experiências e reavivar o sentimento de fé", declarou.
As celebrações acontecem até o dia 9 de setembro com as Santas Missões sendo realizadas em diferentes paróquias de Soledade. Frei Vilmar lembrou que nelas são trabalhadas, após a missa de abertura, os valores sobre o significado da pessoa humana, da igreja, da família, Deus, Jesus Cristo. "É um período de reavivamento", finalizou.
Comentários