No mês das vocações Igreja Católica vive a Semana Nacional da Família
Baixar ÁudioPároco Frei Alcides Cantídio Soares fala da importância desta instituição
Foto: Tua Rádio Cristal.
Nestes dias, os católicos lembram a Semana Nacional da Família, uma das instituições mais importantes da sociedade. A Semana da Família, integra as atividades do mês das vocações celebrado pela Igreja Católica anualmente em agosto.
Frei Alcides Cantídio Soares, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, define que o melhor conceito sobre família é o enfatizado por Papa Francisco, em que “família é o santuário da vida”. “É neste ambiente em que somos convidados a partilharmos da palavra de Deus, da oração diária e a comunhão eucarística para fazer crescer o amor e nos tornarmos cada vez mais um templo onde habita Deus e o Espírito Santo”.
Na avaliação dos líderes católicos, a religião tem um papel de suma importância nas famílias, pois é através dela, que há um bom andamento e a unidade desta instituição. “Toda a família deveria ter um “cantinho de Deus”, ou seja, um altar composto de uma Bíblia, um crucifixo, uma água benta. Um local em que os membros se reúnam a fim de que façam suas orações e reflexões”.
A Semana Nacional da Família é lembrada sempre na segunda semana de agosto, portanto o mês das vocações é composto pelo primeiro domingo, onde se comemora o Dia do Padre; o segundo domingo, Dia dos Pais; o terceiro, o Dia da Vocação Religiosa e o quarto e último, o Dia da Vocação Leiga.
Instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional.
Comentários