Via Sacra é celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Soledade
Fiéis puderam acompanhar a celebração através da Tua Rádio Cristal
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
De uma maneira nem um pouco convencional, em virtude da pandemia do coronavírus e seguindo as orientações das autoridades de saúde e da Diocese de Cruz Alta, a Paróquia Nossa Senhora da Soledade realizou na manhã desta sexta-feira, 10/04, sua tradicional Via Sacra.
O evento religioso, uma das devoções mais populares que resistiram aos tempos, ocorreu no interior da Igreja Matriz de Soledade, onde o pároco frei Alcides Cantídio Soares, acompanhado de alguns diáconos da congregação, celebraram e ministraram todas as estações da Via Sacra, que puderam ser acompanhadas pelos fiéis, em suas casas, através da Tua Rádio Cristal FM 100.5 que transmitiu a cerimônia na sua integralidade.
Pela página facebook.com/paroquianossasenhoradasoledade.rs foi possível a todos acompanhar a celebração em imagens transmitidas ao vivo.
As meditações da Via Sacra foram baseadas nas tradicionais 14 estações ou etapas em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos seus seguidores e devotos, que foram convidados a entrar, virtualmente, em seus lares, na caminhada proposta pela celebração de frei Alcides. As estações celebradas foram as seguintes:
1ª Estação: Jesus é condenado à morte.
2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas.
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez.
4ª Estação: Jesus encontra a Sua Mãe.
5ª Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus.
6ª Estação: Verônica limpa a face de Jesus.
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez.
8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém.
9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez.
10ª Estação: Jesus é despojado de Suas vestes.
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz.
12ª Estação: Jesus morre na cruz.
13ª Estação: Jesus é descido da cruz.
14ª Estação: Jesus é sepultado.
Conforme os estudiosos, o trajeto da Via Sacra, em Jerusalém, foi marcado por 14 pontos. Nem todos eles são muito claros ou oferecem paradas para oração. No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa ou Caminho Doloroso. O trajeto total só pode ser percorrido a pé.
Ao final da celebração e da encenação, frei Alcides pediu pela vida dos profissionais da área da saúde em Soledade que lutam para manter a vida dos outros neste momento tão preocupante.
Frei Alcides citou ainda o tema da Campanha da Fraternidade de 2020, “Fraternidade e vida, dom e compromisso” e convocou a todos os fiéis para que exerçam sua caridade para com os seus semelhantes.
A celebração do sábado de aleluia, conforme frei Alcides, ocorrerá internamente na capelinha junto à casa canônica, apenas com a presença dos freis que lá residem. Porém, no Domingo de Ramos, às 09h, a missa será transmitida pela Tua Rádio Cristal.
Comentários