Pároco: responsável pela administração econômica e pela orientação espiritual da comunidade
Baixar ÁudioMuito me honra estar sendo pároco nesta paróquia há sete anos. É uma alegria, mas ao mesmo tempo uma responsabilidade desempenhar essa missão
O pároco de uma igreja é o sacerdote encarregado da administração de uma paróquia e da orientação espiritual da comunidade. Quem tem essa responsabilidade aqui no município é frei Alcides Cantídio Soares, pároco da Igreja Nossa Senhora da Soledade. Em entrevista à Tua Rádio Cristal, ele contou um pouco sobre essa missão.
“Muito me honra estar sendo pároco nesta paróquia há sete anos. É uma alegria, mas ao mesmo tempo uma responsabilidade desempenhar essa missão. Nós párocos temos que administrar toda a estrutura física da paróquia, além de evangelizar, ensinar, santificar e governar o povo a mim confiado”, revelou frei Alcides.
Quem pensa que ser pároco é tarefa fácil, se enganou. É necessária toda uma preparação diária, a começar pela formação intelectual, que exige um mínimo de sete anos de estudos universitários, incluindo as faculdades de Filosofia e de Teologia, além da comprovada competência pastoral. Outra situação é saber lidar com os sentimentos.
“Num momento você está em um velório, em outro, num casamento. Então você vive essa multiplicidade de emoções e sentimentos. Não que se esteja totalmente preparado, mas vamos nos habituando e sabendo administrar os sentimentos. Temos que saber separar as coisas para ter equilíbrio e continuar a missão”, afirmou o pároco.
Ao final da entrevista, Frei Alcides disse que uma das coisas mais importantes em ser pároco é ter intimidade com a palavra. “Temos que ter momentos de solidão para nos encontrarmos como pessoa e com Deus, a partir da palavra e da eucaristia. Me enriqueço muito quando oriento e quando atendo confissões, a experiência de outras pessoas serve de parâmetro para a minha vida”.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Comentários