Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Celebração de Nossa Senhora Imaculada Conceição

por João Romanini

Com Maria, Peregrina da Esperança, sejamos servos do Senhor e dos Pobres.

Foto: Divulgação

 

Com Maria, Peregrina da Esperança, sejamos servos do Senhor e dos Pobres.

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos à celebração da solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Rejubilamo-nos no Senhor com Maria, a cheia de graça, bem-aventurada e feliz, escolhida entre todas as mulheres para gerar em seu ventre sagrado o Salvador do mundo. Como ela, abramos nosso coração, dando nosso “sim”, acolhendo Jesus em nosso coração, fazendo-nos também servidores do Senhor. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Animador: Por Adão e Eva, o pecado entrou no mundo. Pelo “sim” de Maria, e pela misericórdia sem limites de Deus, expressado pelo amor incondicional de Jesus, veio a nós a redenção. Agradecidos e confiantes, supliquemos o perdão de Deus, cantando.

GLÓRIA

Animador: Com Maria exultemos de alegria, e glorifiquemos a Trindade Santa, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Gn 3,9-15.20

Salmo Responsorial: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

Segunda Leitura: Ef 1,3-6.11-12

Evangelho: Lc 1,26-38

REFLEXÃO

- Irmãos e irmãs, hoje cantamos como Maria, a visita do Senhor ao seu povo, e como Maria, colocamo-nos à serviço da libertação dos pobres da terra. Com a presença de Maria, peregrina da esperança, libertadora e medianeira de todas as graças, caminhamos na certeza de que vai raiar o dia em que o povo dançará de alegria sobre os escombros da tirania e da opressão que impera pelo mundo afora.

- É muito significativo o fato de que o anúncio do nascimento de João Batista aconteceu no Templo de Jerusalém a um homem “venerável”, o sacerdote Zacarias, enquanto que o anúncio do nascimento de Jesus, é dirigido a uma humilde jovem: Maria, de Nazaré, uma aldeia sem importância nenhuma das montanhas da Galileia. Isto prova de antemão que são e serão sempre os pequenos e insignificantes os que melhor acolhem e entendem a Boa Notícia de Deus. 

- “Alegra-te”. É a primeira coisa que Maria ouve de Deus, e a primeira coisa que devemos ouvir também nós. “Alegra-te” é a primeira palavra de Deus a toda criatura. Sem a alegria que provém de Deus a vida se torna mais difícil e dura. “O Senhor está contigo”, é a segunda mensagem que Maria escuta. A alegria a que somos convidados não é um otimismo forçado nem um autoengano fácil. É uma alegria que nasce da fé. Deus nos acompanha, nos defende e busca sempre nosso bem. Ele é a Verdade que liberta e salva. Ele vem realizar a justiça para os pobres da terra, derrubará do trono os poderosos e elevará os humildes e oprimidos. Por isso “Não temas”. São muitos os medos que podem despertar em nós. Medo do futuro, da doença, da morte. Medo de sentir-nos sós, não amados. Medo de nossas incoerências e contradições. O medo causa dano, sufoca a vida, paralisa as forças, nos impede de caminhar. Precisamos de confiança, segurança e luz. Maria, “Encontraste graça diante de Deus”. Como Maria, todos nós vivemos e morremos sustentados pela graça e pelo amor incondicional de Deus. Nestes tempos difíceis, não precisamos despertar em nós a confiança em Deus e a alegria de saber-nos escolhidos por Ele? Porque não nos libertamos um pouco de medos e angústias, enfrentando a vida a partir da fé num Deus próximo. “A palavra última e a primeira da grande libertação que vem de Deus não é ódio, mas alegria; não é condenação, mas absolvição. Cristo nasce da alegria de Deus, e morre e ressuscita para trazer sua alegria e este mundo contraditório e absurdo”.

- Simples e pobre, Maria encantou os olhos de Deus. Cheia de graça e de beleza, despida de presunção e de cobiça, canta as maravilhas da presença de Deus na história: O Senhor faz em mim maravilhas! Santo é seu nome! Maria contempla o mistério da vida com os olhos aguçados das pessoas comprometidas com a verdade, a justiça e a solidariedade. A sua consciência e seu compromisso se manifestam em palavras e se traduzem em gestos singelos e discretos de fraternidade. Acolhe o dom da vida em seu seio de mulher. A vida brota e vinga no mundo quando há acolhimento e fidelidade.

- “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua palavra”. Eis aqui uma servidora. Dizendo sim à vida, Maria conheceu a humilhação, a perseguição e o exílio. Porém com o sim de Maria, a força de Deus penetra no mundo para que haja vida na terra. A Palavra acolhida no coração e no seio de Maria despertou nela a energia transformadora do mundo. Levantou-se e foi às pressas às montanhas para colocar-se a serviço de Izabel. Assim ela está sempre a serviço do povo pobre e sofrido de todos os tempos, em todas as partes do mundo.

- Ave Maria, mãe de Jesus e nossa mãe! Assim, tu és saudada em cada geração. Sentimos alegria em te saudar com os pobres desta terra. Ave Maria, mãe de Jesus! No meio do povo ouves a Palavra que anuncia a libertação. Ave Maria, mãe de Jesus, com alegria pressentes o novo amanhecer. Ave Maria, mãe de Jesus! Companheira dos peregrinos que caminham para a vida e a liberdade. Maria pede que o povo faminto de vida, no campo e na cidade, se levante e caminhe, em busca de um novo tempo, onde os direitos são observados, a justiça é cumprida, a terra partilhada e a vida dignificada.

- Maria revela aos “poderosos da terra” que o povo faminto de vida acolhe com amor as crianças que nascem; reparte as migalhas de pão, lutando sempre para que todos tenham vida. O povo do Evangelho não ajunta tesouros que enferrujam e corroem, mas reparte o pão e dá o primeiro lugar ao pequeno e ao fraco, ao doente e ao idoso. O povo do Evangelho acredita que a terra a Deus pertence. A terra é posse de quem nela trabalha para o sustento da vida. O povo do Evangelho acredita que o lucro do trabalho é a saúde e a vida das crianças de todo o Brasil e do mundo. Na oração de cada dia, com a força da Palavra e com a participação na comunidade e no coração do mundo, o povo do Evangelho anuncia e constrói o futuro.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: “O caminho mais curto até Jesus é Maria”. Elevemos nossas preces a Deus através de Maria, cantando: “Ó Maria, rogai por nós, intercedei a Deus por nós”.

 

  1. Para que a exemplo do Papa Francisco, inspiremo-nos em Maria, serva da humanidade, sejamos verdadeiramente uma Igreja Sinodal, em saída, peregrina da esperança com o povo, pedimos.

 

  1. Pelas nossas comunidades, para que neste período do Advento, sejam renovadas pela luz do Espirito Santo e possam viver o Evangelho, anunciando-o a todos pelo testemunho de amor e fraternidade, pedimos. 

 

  1. Para que, a exemplo de Maria, caminhemos com Jesus e possamos ser sensíveis aos que padecem devido à solidão, à velhice e às doenças, exercitando a solidariedade, pedimos...

 

  1. Para que tenhamos a mesma disponibilidade de Maria, fazendo-nos servidores do Senhor na pessoa dos mais pobres, e excluídos por este sistema perverso e desumano, pedimos. 

 

OFERTÓRIO

Animador: Maria fez de sua vida a oferta mais agradável a Deus, realizando plenamente a vontade do Senhor. Com ela ofereçamos ao Senhor nossa vida e missão, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: Maria, o primeiro Tabernáculo do Senhor, gerou em seu ventre aquele, pelo seu amor incondicional e doação plena se fez Pão para a vida do mundo. Recebamo-lo, com alegria, cantando.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais