Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Nove partidos políticos estão aptos para concorrer na eleição de 2016 em Soledade

por Nayam Franco

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, somente nove siglas estariam aptas para o pleito

Eleições movimentarão debates nos próximos meses
Foto: Divulgação/TSE

Faltando pouco mais de três meses para as eleições municipais, as notícias giram em torno das movimentações políticas em Soledade.

Entretanto, muitos soledadenses se perguntam: Quais são os partidos políticos que poderão se fazer presente no pleito em 2016?

Pensando nisso, a reportagem da Cristal realizou um levantamento dos partidos que estão registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poderão participar das eleições municipais.

De acordo com o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias, o SGIP, do TSE, ao todo, são nove siglas que estão vigentes no município de Soledade: PP, PMDB, PTB, DEM, PDT, PT, PSB, PSDB e PSD.

Vigentes

PP: O Partido Progressista de Soledade é presidido por Olavo Valendorf  e tem vigência até 31/05/2017, sendo constituído por um diretório.

PMDB: O Partido do Movimento Democrático Brasileiro com seu diretório em Soledade tem vigência até 30/08/2017 e é presidido por Marco Gheller.

PTB: A Comissão Provisória do Partido Trabalhista Brasileiro é presidida por José Peres e tem vigência até 31/01/2017.

DEM: O Democratas Soledade também possui uma comissão provisória. Não há determinação do fim da vigência da sigla presidida por José Carlos de Borba Andrade.

PDT: Sob presidência de Vitório Beuren, o Partido Democrático Trabalhista de Soledade possui um diretório e tem vigência até 12/06/2017.

PT: O Partido dos Trabalhadores de Soledade do presidente Alisson Ferronato, possui um diretório e tem vigência até 20/02/2018.

PSB: O diretório do Partido Socialista Brasileiro é presidido por Manir Zeni e tem vigência até 10/09/2017.

PSDB: Com uma comissão provisória presidida por Jorge Lima, o Partido da Social Democracia Brasileira tem vigência por tempo indeterminado.

PSD: O Partido Social Democrático não tem vigência determinada e a comissão provisória é presidida por Ronei Rodrigues.

Não vigentes

Nove partidos estão vigentes para o voto e outros cinco não estão aptos para participarem das eleições municipais em Soledade, de acordo com o TSE, são eles PCdoB, PR, PRB, PPS e PSC.

PCdoB: Tinha como presidente Euler Evandro Borges Vieira teve sua vigência encerrada em 08/10/2013. O Partido Comunista do Brasil era o único entre os "não-vigentes" com diretório.

PR: O Partido da República tinha uma comissão provisória presidida por José Eleur Aguirre, que foi declarada não vigente em 12/02/2007.

PRB: O Partido Republicano Brasileiro era presidido por Odilon Pereira da Silva, e sua comissão provisória foi dissolvida em 11/03/2015.

PPS: Com comissão provisória dissolvida em 30/12/2015, o Partido Popular Socialista era presidido por Jorge Lima, hoje no PSDB.

PSC: A Comissão Provisória do Partido Social Cristão se dissolveu em 24/03/2015, era presidido por Ângelo da Silva.

Definições para as Eleições Municipais em 2016

Até o momento, alguns partidos já tomaram posições sobre as definições para as eleições municipais em 2016.

PP: Tem definido o pré-candidato a prefeito, Olavo Valendorf e ainda há uma possibilidade muito forte de coligar-se com o PSDB, que apresentaria um pré-candidato a vice-prefeito.

 Caso a tratativa não dê certo, não descarta a possibilidade de concorrer sozinho com vice próprio e dentre os principais nomes, destacam-se Célio Franco da Silva e Sérgio Pilatti.

Mais informações: Olavo Valendorf confirma que é pré-candidato a prefeito pelo PP em Soledade

PMDB: A tendência é de que apresente uma candidatura própria ao Executivo municipal, tendo como pré-candidato a prefeito, Paulo Ricardo Cattaneo, que deverá concorrer a reeleição com a pré-candidata a vice-prefeita, Marilda Borges Corbelini.

Embora haja a busca por alianças, dentre as principais tratativas, estaria ocorrendo diálogos com o PSDB.

Mais informações: PMDB confirma que Paulo Cattaneo deverá concorrer a reeleição em Soledade e Marilda Borges Corbelini é pré-candidata a vice-prefeita pelo PMDB em Soledade

PTB: Está aguardando tratativas com outras siglas e possivelmente buscará uma aliança, considerando com pouquíssimas possibilidades o fato de apresentar uma candidatura própria.

DEM: Partido ainda não definiu situação quanto as eleições de 2016

PDT: Anunciou recentemente que terá candidatura própria com a chapa composta pelos pedetistas Vitório Beuren e Jairo Ferreira, respectivamente como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito.

Mais informações: PDT confirma candidatura própria para Executivo em Soledade

PT: O pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores é Alisson Ferronato que anunciou o interesse dos petistas em concorrer sozinhos, não descartando coligações. A princípio, tem como pré-candidata a vice-prefeita, Rozani Quevedo.

Mais informações: Alisson Ferronato confirma que é pré-candidato a prefeito pelo PT em Soledade

PSB: Os pessebistas ainda discutem definições mas existe a certeza de que Manir Zeni é pré-candidato a prefeito e ainda busca-se alianças, entretanto, Juarez Knopf seria o indicado a ser pré-candidato a vice-prefeito, em uma eventual chapa pura, apesar de ainda desejar concorrer a vereança.

Zeni ainda estaria buscando uma aliança com o PP para a majoritária, porém, os entraves históricos entre as siglas em Soledade deverá impossibilitar essa aliança. Uma possível coligação com o PT também não é descartada.

Mais informações: Manir Zeni confirma desejo em ser candidato a prefeito de Soledade

PSDB: Está estudando possíveis coligações e é requisitado por todos, à exceção do PT. Dentre a maior possibilidade, está a aliança com o PP na apresentação de um vice-prefeito para unir-se a Olavo Valendorf em uma possível formação de chapa.

Como principais nomes para pré-candidato a vice-prefeito, Jorge Lima, Jonas Morais e Luiz Carlos Vizzoto figuram para a majoritária. Apesar da alta possibilidade de aliança, não descarta concorrer com chapa pura.

Luiz Carlos Vizzoto já teria declarado que não quer concorrer a vice-prefeito: ou concorre a prefeito, ou a vereador.

Mais informações: PSDB Soledade poderá apresentar candidatura própria mas não descarta

PSD: A sigla ainda não definiu-se para as eleições municipais em Soledade.

Todos os dados utilizados no levantamento de quais partidos estão aptos a participar das eleições municipais, podem ser conferidos aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais