Após morte de Juarez Knopf, vereador João Francisco assume vaga do PSB no Legislativo de Soledade
João Francisco já havia assumido como suplente e agora ficará com a titularidade da cadeira
Foto: Marcos Vinicius/Rádio Cristal
O vereador João Francisco dos Santos assumiu a cadeira definitivamente do PSB no Legislativo de Soledade na sexta-feira, 27/02. Isso aconteceu após a morte do vereador eleito pela sigla, Juarez Knopf.
Knopf foi o mais votado do partido com 468 votos nas eleições 2016 e como suplente ficou João Francisco com 445 votos. Após as complicações de saúde do vereador Knopf, Francisco já havia tendo assumido o posto como suplente.
Em entrevista a Cristal, Francisco prestou suas condolências com a família do seu companheiro de partido, especialmente pelo trabalho apresentado com a comunidade soledadense.
Na última legislatura, ambos eram vereadores e divergiram muito nos seus posicionamentos. Juarez sempre pendeu mais para o lado da oposição, tendo senso crítico na análise dos processos encaminhados para o executivo.
Já João Francisco sempre aliou-se com a situação ao lado dos vereadores do PMDB. A 'troca' poderá dificultar o trabalho da oposição na Câmara de Vereadores. Knopf tinha um voto importante para aliar-se à PSDB e PP, visto que PT e PDT aliaram-se aos cinco vereadores do PMDB.
Por isso, a oposição que antes contava com seis votos, dois do PSDB, três do PP e um do PSB, hoje poderá perder o voto pessebista. Com isso, o voto do PSB poderia aliar-se a PT, PDT e PMDB, em um total de oito.
Exemplo dessa disparidade foi a eleição da mesa diretora do Legislativo para 2016, ainda em 2015, quando o vereador João Francisco votou contra a sua bancada na chapa do PMDB de Miguel Adones de Campos, sendo que os outros dois vereadores pessebistas, Knopf e Ferruginha votaram na chapa onde concorria seu companheiro de partido à presidência, à época, Ferruginha que, por esse voto, não ficou como presidente.
Comentários