Deputado Giovani Cherini é denunciado por fraude para furar a fila do SUS
Políticos montaram esquemas em todo o país para furar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de votos.
Em uma reportagem veiculada na RBS TV, produzida pelo repórter Giovani Grizotti, revelou casos no Rio Grande do Sul, onde um assessor do deputado federal Giovani Cherini (PR) apareceu como suspeito de participar de uma fraude que oferece exames pelo sistema público, em tempo recorde, em troca de 50 reais.
A fraude foi descoberta em São Lourenço do Sul, no sul do Estado, onde um frentista de um posto de gasolina foi flagrado pela equipe da RBS negociando exames de imagem pelo SUS, em troca de 50 reais, sem passar pela fila do sistema.
Quem o fazia era Altair Fonseca, conhecido como Caco do Posto (PDT), que afirmou que a fraude era operada pelo deputado federal Giovani Cherini (PR) e por um auxiliar dele.
Conforme mostrado, o dinheiro pago pelo exame dá direito a um serviço completo. O paciente chega em Porto Alegre e é recebido pelo assessor do deputado Cherini, Martinho de Brum.
Ele é responsável por levá-los até a clínica “Radicom”, credenciada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Martinho disse que era o responsável por "controlar" o comércio de exames e que os R$ 50 seriam destinados a outra pessoa.
Cherini afirmou que irá demitir o assessor Martinho Brum e que, se comprovar sua participação neste esquema, pedirá a renúncia na Câmara.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou que o exame foi pago pelo SUS, sem passar por qualquer regulação, ou seja, sem fazer parte da fila. Será aberta uma auditoria para tratar este caso.
A clínica Radicom garantiu que desconhecia o esquema e que abriu uma investigação interna.
Comentários