Juiz Eleitoral fala sobre a importância da biometria para o processo eleitoral
Baixar ÁudioEm Soledade, segundo dados do TSE, são 21.706 eleitores habilitados a votar com o sistema biométrico
Implementada no Brasil em 2008, a biometria é uma forma de tornar mais seguro o processo eleitoral. A coleta da digital dos eleitores é obrigatória e gratuita. Em Soledade, segundo dados do TSE, são 21.706 eleitores habilitados a votar com o sistema biométrico nas eleições de outubro.
De acordo com o juiz da 54ª Zona Eleitoral, Dr. José Pedro Guimarães, para quem ainda não possui os dados biométricos coletados ou eleitores que não regularizaram seus títulos eleitorais, o prazo final é no dia 08/05. “Todos que precisam alterar seu domicilio ou, até mesmo, a sua seção devem procurar o Cartório Eleitoral”, afirmou.
A procura quanto à biometria é pequena conforme o juiz eleitoral, diante dos meses iniciais do ano serem destinados às férias. “É importante dizer que os adolescentes que completam 16 anos até o dia das eleições municipais, já podem encaminhar o seu alistamento eleitoral com identidade, CPF e comprovante de residência”, explicou Dr. José Pedro.
O magistrado comentou sobre a evolução do processo eleitoral, desde o voto cantado até a implantação das urnas eletrônicas. “A biometria vem ao encontro desse processo, ela permite um aperfeiçoamento no que tange a confiabilidade e evita possíveis fraudes que normalmente tinham no voto manual”, ressaltou o juiz eleitoral.
O eleitor que não estiver com sua situação regular com a Justiça Eleitoral, não poderá exercer o voto. “As pessoas que não tiverem a coleta da biometria, não estarão no caderno de aptos para votar, de modo que, a urna não libera o cidadão, sem identificar os dados biométricos”, esclareceu.
Até o dia 29/02, os atendimentos são de segunda a quinta-feira, das 12 às 18 horas e sextas-feiras, das 09 às 15 horas. “Depois do dia 01/03, o horário retornará ao normal, das 12 às 19 horas”, pontuou o juiz eleitoral. O Cartório da 54ª Zona Eleitoral está situado na Rua Dr. Flores, 231, no centro de Soledade. O telefone de contato é (51) 3294-8054.
Texto e fotos: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal
Comentários