Acordo entre estado e municípios garante máquinas para recuperar estradas vicinais
Barros Cassal está entre os 13 municípios beneficiados
Treze municípios gaúchos vão contar com reforço de máquinas para obras consideradas emergenciais. Caminhões, escavadeiras hidráulicas, rolos compactadores e motoniveladoras serão usados, principalmente, para a recuperação de estradas vicinais, mas também para melhorias em vias urbanas e para a limpeza e o desassoreamento de arroios. O termo de acordo entre o governo do Estado, as prefeituras e a empresa Komak foi assinado em dezembro de 2017, no Palácio Piratini.
Os municípios beneficiados neste primeiro momento são Agudo, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Braga, Faxinal do Soturno, Maratá, Pareci Novo, Progresso, Riozinho, Santana do Livramento, São Jerônimo, Uruguaiana e Venâncio Aires. Todos decretaram situação de emergência por causa de perdas e estragos decorrentes de fenômenos climáticos, como chuvas fortes e alagamentos, em 2017.
O investimento é de R$ 2.496.753,93 e vai servir para contratar horas de equipamentos da empresa, que ficará responsável pelos serviços. Serão, pelo menos, 12 mil horas contratadas e 1,6 mil quilômetros recuperados, segundo estimativas iniciais.
O dinheiro já está liberado e, em alguns municípios, as obras até já começaram. O valor para cada prefeitura, o número de horas contratadas e os quilômetros recuperados variam conforme cada caso.
Comentários